Histórico

No início do ano de 1.991, um grupo de amigos idealizou a montagem de uma entidade, formou-se então uma diretoria e em 13 de dezembro de 1992 tornou-se realidade com o nome  de  Casa Assistencial Nosso Lar Amigos do Bem. Com vários sócios para a arrecadação de fundos e a ajuda de muitas pessoas caridosas, a entidade construiu seu prédio próprio no bairro Vila Guarnieri onde se encontrava um maior numero de famílias necessitadas e de baixa renda.

No início, a entidade fazia sopa e servia para as famílias dos bairros Nosso teto e Vila Guarnieri. estas famílias não tendo recursos para oferecer uma boa alimentação para seus filhos passaram a frequentar a entidade todos os dias, resultando assim num fortalecimento alimentar para toda essa população. No decorrer do tempo a entidade foi crescendo e passou a ser um ponto de referênca para todos os moradores desses dois bairros.

Com o crescimento da população foi-se percebendo a necessidade de mais projetos, não só o fortalecimento alimentar, mas sim algo onde as pessoas teriam oportunidade de trabalho e desenvolvimento pessoal. Em 1.999 passamos a ser executora do Projeto Espaço Amigo atendendo 75 crianças em vulneralidade pessoal e social de 07 a 14 anos. Trabalho que vem sendo realizado até os dias de hoje,

Desde sua fundação vários projetos já foram desenvolvidos pela Entidade. Em 2.002 foi elaborado o Projeto "Arte Educação" com a finalidade de proteger a criança e o adolescente em situação de risco pessoal e social sujeita a prostituição infanto juvenil. No ano de 2.003 foi desenvolvido o Projeto "Esperança" e em 2.004 o Projeto "Abrindo Portas", onde foram atendidos adolescentes inseridos na medida sócio-educativa de Liberdade Assistida, propiciando condições para estabelecer e fortalecer o processo de cidadania e seu grupo familiar. Em 2.005 foi desenvolvido o Projeto "Adolescentes do Futuro", ocasião em que se trabalhou com adolescentes questões relacionadas a sexualidade e drogas, visando uma educação preventiva. estes projetos foram executados com recursos do CONDECA, que foi de grande valia para o público atendido, trazendo resultados visíveis a sociedade. Através de todo esse trabalho foi possível a elaboração de um projeto  de pesquisa que foi apresentado como trabalho de nível superior na faculdade UNIFAFIBE e que se encontra registrado como Monografia reforçando  ainda mais a necessidade da criança e do adolescente.

Em 2.006 firmou-se convênio com a atual Fundação Casa para atender 30 adolescentes com medida sócio-educativa de Liberdade Assistida e prestação de serviços a comunidade com o Projeto EDUC'AÇÃO. Neste projeto foram alcançados muitos resultados, principalmente a inclusão de adolescentes novamente na sociedade e no mercado de trabalho, devido a cursos de profissionalização como elétrica e panificação. Este  foi realizado até dezembro de 2.010; com a municipalização passou a ser executado no CREAS. 

Parte do que se é  feito na Casa Assistencial Nosso Lar Amigos do Bem é resultado de serviço voluntário. Esses voluntários são os próprios moradores dos bairros atendidos, além de outros que residem em bairros próximos e que estão sempre prontos a dedicarem um pouco do seu tempo aos mais necessitados. Cerca de 18 voluntários se revezam semanalmente para a execução das tarefas diárias como, limpeza e organização do local, preparo de lanches e sopa entre outros atividades que se fazem necessárias.

Ao longo desses anos muitos do comércio local se tornaram parceiros da Entidade, bem como muitas pessoas físicas que nos ajudam com doações das mais diferentes espécies.

Fica aqui o nosso agradecimentos a todos aqueles que contribuem para que possamos buscar  mais e mais uma excelência no atendimento social desenvolvido com  todas as famílias que, de alguma forma, se beneficiam do trabalho realizado pela Casa Assistencial Nosso Lar Amigos do Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário